Quatro anos após a pandemia, especialistas brasileiros ainda observam impactos significativos no comportamento e na saúde emocional das crianças. Pesquisas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (2023) apontam que 53% das escolas registram aumento de ansiedade e dificuldade de convivência no retorno às rotinas. Outro levantamento da Fiocruz (2022) identificou mudanças de humor, irritabilidade e desafios de socialização entre crianças pequenas como efeitos prolongados do isolamento. Embora mais brandos, esses reflexos permanecem no cotidiano escolar e reforçam a necessidade de práticas permanentes que considerem a criança em sua integralidade.
Em Manaus, a Escola Mundo do Saber se destaca ao desenvolver um projeto pedagógico que integra, de forma estruturada, o trabalho socioemocional, socioambiental e um ensino acadêmico consistente desde a Educação Infantil. A instituição defende que o acolhimento não substitui o conteúdo, ele amplia a aprendizagem. Quando a criança está segura, valorizada e feliz, ela se abre ao novo, desenvolve autonomia, participa mais ativamente das experiências e avança com maior profundidade.
LEIA TAMBÉM: Impact Hub Manaus celebra 10 anos ampliando inovação
A diretora geral da escola, Jeane Lima, reforça que não deixa o conteúdo de lado em nenhum momento do aprendizado. “O Mundo do Saber consegue conciliar o acadêmico e o emocional, porque entendemos que quando existe acolhimento, a criança se expande. Ela está segura, está feliz, e isso a abre para aprender com mais amplitude. Temos um ensino forte, estruturado e intencional, mas não nos permitimos esquecer do socioemocional, do socioambiental e do social. Esse equilíbrio é o que faz a diferença”, destaca.
O acolhimento, portanto, não é finalidade, é caminho. Na prática, a escola organiza rotinas que fazem cada criança se sentir vista e amparada, desde a chegada até o acompanhamento com professoras, coordenação e psicologia. Atividades semanais fortalecem empatia e autorregulação, enquanto projetos como desfralde, alimentação saudável, hortinha, cultura maker e ações de colaboração estimulam autonomia e pertencimento. O currículo inclui ainda aulas de inglês, robótica e práticas que desenvolvem criatividade, pensamento lógico e competências essenciais para a vida acadêmica.
Para a psicóloga Anna Flávia Azevedo, o setor de Psicologia atua como eixo estruturante. “O trabalho é contínuo e preventivo. Nas aulas semanais, fortalecemos vínculo, autoconhecimento e expressão das emoções, enquanto orientamos as famílias de forma muito próxima. Validamos sentimentos, diagnosticamos necessidades e criamos um ambiente seguro para que a criança desenvolva habilidades sociais essenciais para a vida em comunidade”, explica.
As famílias também percebem os resultados. A artesã Nescka Saraiva Frazão, mãe da aluna Celina Emanuelle, relata a transformação ao longo do ano.
“Vi muitas evoluções no comportamento da minha filha. No início enfrentamos desafios que nos preocuparam, mas com o apoio da coordenação e da psicóloga entendemos suas necessidades e aprendemos a lidar melhor. Hoje ela se expressa com mais segurança, enfrenta frustrações com tranquilidade e está mais confiante e autônoma. Sou muito grata pelo acolhimento que ela recebe”, afirma.
Combinando acolhimento, rotina, segurança emocional, projetos socioeducativos, socioambientais e rigor acadêmico, a Escola se consolida como referência na educação integral no pós-pandemia. A instituição reforça que promover saúde emocional não é apenas responder a desafios, mas construir diariamente um ambiente em que a criança se sente pertencente, reconhecida e capaz, condição fundamental para que o aprendizado seja significativo, duradouro e transformador.
Mundo que Cuida
O Centro Educacional Mundo do Saber, que atende do Berçário ao Ensino Fundamental I, vem se destacando no mercado educacional de Manaus pelo crescimento consistente e pelos resultados sólidos na formação das crianças na primeira infância. A escola entrega não apenas alfabetização, tanto linguística quanto matemática, mas também forma estudantes emocionalmente maduros e socialmente preparados para avançar ao Ensino Fundamental II, fase marcada por novas responsabilidades, início da adolescência e desafios mais complexos.
A instituição oferece um ambiente seguro, afetivo e estimulante, no qual a aprendizagem acontece com confiança, autonomia e alegria. O trabalho pedagógico integra rigor acadêmico, rotina estruturada e estímulos motores, cognitivos e linguísticos, aliados a práticas socioemocionais contínuas que fortalecem vínculos, convivência saudável, ética e construção de valores.
Na Educação Infantil e no Fundamental I, o Mundo do Saber trabalha com propostas intencionais que desenvolvem autonomia e protagonismo, como alimentação saudável com acompanhamento nutricional, projetos de natureza e socioambientais, atividades lúdicas de base pedagógica e práticas que ampliam responsabilidade e participação.
A aprendizagem é ampliada por aulas de Inglês, Robótica, Cultura Maker e modalidades como judô, futsal e balé, fortalecendo o desenvolvimento físico, social, artístico e intelectual. Guiada por princípios de respeito, responsabilidade e afeto, a escola forma crianças confiantes, críticas e preparadas para seguir para as próximas etapas do ensino com segurança, equilíbrio emocional e propósito.

