Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e outros grupos prioritários podem receber vacinação contra influenza em dez unidades de saúde de Manaus, neste sábado (08/11). A estratégia, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou na segunda-feira (03), seguindo calendário diferenciado para a região Norte, coincidindo com o período chuvoso, de maior ocorrência das doenças respiratórias.
Conforme o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, até a quinta-feira (06), 23.758 pessoas, dentre elas 9.755 idosos, 1.482 gestantes e 6.221 crianças, receberam a dose contra a gripe nos pontos de vacinação gerenciados pela Semsa.
Ao lado das crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos a partir de 60 anos, informa Djalma, integram os grupos prioritários: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
LEIA TAMBÉM: Não castrou seu gato? Veterinária faz alerta que pode salvar a vida do seu pet
Entre esses estabelecimentos estão a Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, na Compensa, zona Oeste, e a USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, na zona Norte, que abrem aos sábados, e também aos domingos e feriados, das 8h às 17h. Em outras oito unidades, o atendimento aos sábados ocorre das 8h às 11h.
A população pode buscar a unidade mais perto de sua casa por meio do link www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades-basicas-de-saude-ubs/unidades-basicas-de-saude-de-horario-ampliado, com endereços e horários de atendimento de cada local.
Para receber a dose, os usuários devem ir até uma das unidades da Semsa e apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento comprovando a inclusão entre os grupos prioritários.
Estratégia de imunização:
A Semsa tem como meta imunizar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos contra a influenza, o equivalente a 90% da população estimada nos três grupos prioritários no município; para os demais, a meta é vacinar 306.249 pessoas. A estratégia segue até o dia 28 de fevereiro de 2026, em Manaus e demais municípios do Norte do país.
Além da aplicação de doses nas unidades de saúde, a Semsa vai ofertar a vacinação em domicílio para pessoas acamadas e promover a busca ativa de usuários dos grupos prioritários para vacinação, entre outras ações para reforço da cobertura vacinal contra a doença.
A vacina Influenza Trivalente, utilizada na estratégia, protege contra três tipos de cepas de vírus: A/Victoria (H1N1); A/Croatia (H3N2); e B/Austria (linhagem B/Victoria).
O imunizante é contraindicado para crianças e pessoas que tiveram anafilaxia em aplicações anteriores. Nos casos de febre ou diagnóstico de Covid-19, a administração deve ser adiada até a recuperação do paciente.
Unidades de saúde da família para vacinação:
Zona Norte
USF Carmem Nicolau
Rua Santa Tereza D’ávila, bairro Lago Azul – Das 8h às 17h, inclusive domingos e feriados;
USF Major PM Sálvio Belota
Rua João de Montefusco (antiga rua das Samambaias), 786, bairro Santa Etelvina – Das 8h às 11h;
USF Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery (antiga rua 17), 17, núcleo 3, bairro Cidade Nova – Das 8h às 11h.
Zona Leste
USF Maria Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves – Das 8h às 11h;
USF Alfredo Campos
Alameda Cosme Ferreira, Zumbi dos Palmares – Das 8h às 11h;
USF DR. José Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, bairro São José – Das 8h às 11h.
Zona Oeste
USF Leonor de Freitas
Avenida Brasil, bairro Compensa II – Das 8h às 17h, inclusive domingos e feriados;
USF Deodato de Miranda Leão
Avenida Presidente Dutra, bairro Glória – Das 8h às 11h.
Zona Sul e Centro-sul
USF Dr. José Rayol dos Santos
Avenida Constantino Nery, conjunto Chapada, bairro Flores – Das 8h às 11h;
USF Rosa Pereira de Almeida
Rua Dona Mimi, bairro Morro da Liberdade – Das 8h às 11h.

