A CAIXA iniciará no dia 24 de novembro, a primeira etapa de disponibilização do vale-recarga de gás de cozinha (GLP) para beneficiários do Programa Gás do Povo. Nesta fase inicial, cerca de 1 milhão de famílias serão contempladas em dez capitais brasileiras, sendo Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
A recarga gratuita do botijão de gás poderá ser realizada diretamente em pontos de revenda que aderiram voluntariamente ao programa. O responsável familiar poderá retirar o gás utilizando:
- Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
- Cartão de débito de conta CAIXA e senha;
- CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado.
LEIA TAMBÉM: INSS anuncia liberação de seguro-defeso retroativo para mais de 400 mil pescadores; Saiba como solicitar saque
A operacionalização do programa é feita pela CAIXA, que também disponibiliza o sistema para adesão das revendedoras de gás desde 23 de outubro de 2025. A adesão pode ser feita por meio de sistema da CAIXA, no endereço: gasdopovo.caixa.gov.br.
As empresas interessadas em participar devem estar cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), em situação regular junto à Receita Federal, possuir conta corrente com Pessoa Jurídica (PJ) na CAIXA e utilizar a máquina de cartão “azulzinha” como meio de pagamento.
O benefício será concedido às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com base em critérios como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Terão prioridade as famílias que já recebem o Bolsa Família.
Sobre o Gás do Povo
O programa é a nova política pública criada pelo Governo Federal para ampliar e fortalecer o acesso ao gás de cozinha no Brasil. A iniciativa substitui gradualmente o Auxílio Gás dos Brasileiros (Lei nº 14.237/2021), promovendo mais justiça social, saúde e dignidade às famílias de baixa renda.
O Gás do Povo vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg em revendas credenciadas, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. A previsão é que até março de 2026 o programa alcance 15 milhões de famílias em todo o país, com transição gradual do modelo anterior.

