O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) emitiu um alerta à população sobre um novo golpe aplicado via WhatsApp. Criminosos têm enviado mensagens que simulam notificações de infrações graves e informam sobre suposta suspensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exigindo pagamentos indevidos.
Segundo o Detran-AM, o golpe utiliza mensagens que mencionam uma “falsa infração grave” acompanhada de um link fraudulento que leva o usuário a uma página de “regularização”. Nela, o motorista é direcionado a gerar um QR code para efetuar um pagamento via Pix.
LEIA TAMBÉM: Avança proposta que dispensa exigência de autoescolas para tirar CNH
Como identificar o golpe
Normalmente, a mensagem apresenta sinais que podem ajudar o condutor a reconhecer a fraude. Entre os principais indícios:
- Endereço eletrônico sem “.am”, extensão oficial do Detran-AM;
- Telefone com DDD 21, que não corresponde ao Amazonas;
- Tela de pagamento com marca do “gov.br”, usada de maneira indevida;
- Ameaça de suspensão imediata da CNH, procedimento que não existe.
O órgão reforça que não há qualquer processo automático para cancelar ou suspender a CNH sem ampla notificação ao condutor.
O que diz o Detran-AM
O Detran-AM orienta que os usuários sempre confirmem informações nos canais oficiais antes de clicar em qualquer link ou fornecer dados pessoais.
O alerta à população é que para qualquer mensagem que você receber, tire as dúvidas nas redes sociais do Detran, e consulte no site oficial”, enfatiza o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes.
Recomendações do Detran-AM
- Não clicar em links desconhecidos;
- Verificar se o endereço eletrônico contém “.am”;
- Conferir números de telefone e DDD;
- Buscar atendimento apenas nos canais oficiais.
O site oficial do órgão é www.detran.am.gov.br.
Atendimento oficial
O órgão reforça que não inicia conversas on-line, não envia notificações via WhatsApp e não realiza cobranças de valores por mensagens.
O único serviço autorizado por WhatsApp é o atendimento automatizado dos assistentes virtuais “Mano” e “Mana”.
O atendimento oficial funciona exclusivamente pelo número (92) 3643-0001, e o usuário é quem deve iniciar a conversa para acessar serviços de veículos e habilitação.

