Criminosos que atuavam em Manaus aplicaram um golpe virtual e roubaram R$ 33 mil de um idoso de 69 anos, residente em Várzea Grande (MT). O crime ocorreu em 2023, quando a vítima tentava adquirir um veículo utilitário esportivo por meio de uma plataforma de compra e venda online. O idoso efetuou o pagamento, mas foi enganado por pessoas que se passaram por vendedores legítimos. Parte do valor foi transferida para cinco contas bancárias ligadas a moradores de Manaus, incluindo uma conta em nome de uma mulher indicada pelos golpistas.
Nesta quarta-feira (12/11), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), em parceria com a Polícia Civil do Mato Grosso (PC-MT), deflagrou a Operação Dardanário. A ação cumpriu 18 medidas cautelares em Manaus e Cuiabá, incluindo busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias e sequestro de valores.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso após golpear ex-companheira na cabeça com martelo em Manaus
Durante a operação em Manaus, cinco medidas foram cumpridas, resultando na apreensão de cinco celulares, R$ 1,9 mil em espécie, cartões bancários e informações sobre outros golpes aplicados pelos suspeitos. As investigações apontam que o autor intelectual do golpe seria um homem de Cuiabá, que utilizava intermediários para receber os valores desviados.
Segundo o delegado Henrique Brasil, da Dercc, a operação permitiu reunir elementos sobre o esquema e as contas usadas para receber os pagamentos fraudulentos. O delegado Ruy Peral, da PC-MT, informou que a vítima chegou a negociar com um suposto “sobrinho” do vendedor, que também foi enganado, acreditando se tratar de uma transação legítima.

