O grupo Pedala Livre denunciou as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas para atravessar a Avenida Constantino Nery, nas proximidades da Arena da Amazônia, em frente à Arena Amadeu Teixeira e à Estação de ônibus da Arena (E2). Segundo eles, o trecho se tornou extremamente perigoso após as recentes mudanças viárias, que não previram espaço seguro para quem se desloca de bicicleta.
Em vídeo gravado no local, Fernando do Pedala, representante oficial do Pedala Livre, alerta para o risco diário que os ciclistas enfrentam ao tentar atravessar a via em direção ao sentido Alvorada. Ele mostra que, para conseguir passar, é preciso que uma pessoa permaneça na pista interrompendo o fluxo de veículos para permitir a travessia dos demais ciclistas.
“Queremos chamar a atenção dos órgãos públicos para essa mudança que foi feita aqui, em frente à Arena Amadeu Teixeira e à Estação E2. Estamos tendo uma grande dificuldade para pedalar e atravessar com segurança para o outro lado da avenida, no sentido Alvorada. É muito perigoso”, relatou Fernando do Pedala.
LEIA TAMBÉM: Oficial leva a Harvard projeto de liderança feminina na PM do Amazonas
De acordo com Fernando, o fluxo intenso de carros, ônibus e caminhões torna a travessia insegura e expõe os ciclistas a constantes riscos. “Quem criou essa mudança não pensou em nós, ciclistas. Pedimos que olhem por quem pedala e que nos deem condições de seguir nosso caminho com segurança, sem sermos confrontados pelos veículos”, afirmou.
O grupo faz um apelo aos órgãos responsáveis pelo trânsito em Manaus para que sejam estudadas soluções que garantam o direito de ir e vir dos ciclistas, evitando acidentes e promovendo uma mobilidade urbana mais segura e inclusiva.
“Pedalar é um gesto de conscientização e saúde. Queremos apenas pedalar livremente, com respeito e segurança”, concluiu Fernando do Pedala.

