A partir deste mês, estudantes participantes do programa Pé-de-Meia, do governo federal, poderão aplicar o incentivo de R$ 1.000 recebido pela conclusão do ensino médio em opções de investimento oferecidas pela Caixa Econômica Federal. A medida foi regulamentada pela Portaria Interministerial MEC/MF nº 9, publicada em 6 de outubro de 2025.
Segundo a Caixa, o processo será feito exclusivamente pelo aplicativo Caixa Tem, onde os alunos poderão escolher entre manter o valor na Poupança ou aplicá-lo no Tesouro Selic, seguindo as regras do programa. As opções estarão disponíveis para quem já recebeu as parcelas referentes à conclusão do 1º e 2º ano do ensino médio.
LEIA TAMBÉM: Pescadores do Amazonas têm licenças canceladas por irregularidades
No caso de estudantes menores de idade, a migração da Poupança para o Tesouro Selic exigirá nova autorização do responsável legal, também feita pelo aplicativo.
Após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo Ministério da Educação (MEC), o estudante do Pé-de-Meia poderá manter o valor investido ou movimentá-lo livremente.
Como agente financeiro do programa, a Caixa afirmou que vai oferecer orientações e suporte para que os beneficiários façam escolhas seguras e acompanhem o rendimento das aplicações.

