A Black Friday e o pagamento da primeira parcela do 13º salário movimentam o mês de novembro, período para quem quer antecipar as compras de fim de ano e aproveitar o número maior de ofertas tanto no comércio físico quanto no online.
Neste ano, as duas datas voltam a coincidir na última sexta-feira do mês, no dia 28 de novembro.
Como o trabalhador de carteira assinada tem até o dia 30 de novembro, e será no domingo, para receber a primeira parcela do 13º, muitas empresas podem antecipar o depósito para sexta-feira. Com isso, consumidores que receberem antes terão a chance de aproveitar as ações de “esquenta”.
Essa primeira parcela do 13º salário chega como pagamento líquido, ou seja, sem descontos trabalhistas. Empresas podem optar por pagar o valor total até 28 de novembro, porém, o mais comum é que o benefício seja dividido em duas partes, com a segunda parcela podendo ser quitada até 20 de dezembro.
Pesquisas revelam intenção de uso 13º na Black Friday
Uma pesquisa do Google mostra que 70% dos consumidores que pretendem usar o 13º salário para lazer, viagens, presentes de Natal ou compras pessoais. Com isso, devem aproveitar a coincidência das datas e as promoções da Black Friday.
Na mesma linha, outra pesquisa, feita pelo Mercado Pago, revelou que 54% dos consumidores pretendem destinar parte do 13º salário para compras de Natal e Black Friday.
Entre eles, 21% planejam usar de 10% a 30% do benefício. Além disso, 87% dos pesquisados afirmaram que planejam antecipar as compras de Natal durante a Black Friday.
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Consumidor de Manaus otimista
A mais recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) aponta que 92% dos consumidores de Manaus pretendem aproveitar as ofertas da edição da Black Friday 2025.
O levantamento, realizado com clientes do varejo local, revela forte expectativa tanto entre comerciantes quanto no setor de serviços.
Segundo os dados, 47% dos consumidores planejam realizar compras ao longo da semana da Black Friday, enquanto 22% devem concentrar as aquisições no dia oficial da promoção.
Os segmentos mais procurados incluem eletrônicos, moda e vestuário, eletrodomésticos, itens de beleza e perfumaria, celulares, supermercado, produtos para casa e decoração, além de brinquedos e jogos.
Gasto médio e formas de pagamento
Mais da metade dos entrevistados (54%) pretende gastar acima de R$ 250 na data. Outros 23% devem investir entre R$ 151 e R$ 250, enquanto 17% planejam desembolsar de R$ 81 a R$ 150 e 6% devem gastar até R$ 80.
Já o cartão de crédito mantém a liderança como forma de pagamento preferida, citado por 46% dos consumidores. Em seguida aparece o Pix, com 38%, e o crediário ou cartão próprio das lojas, com 16%.
Preferência por compras presenciais
Apesar do avanço das vendas online, o atendimento presencial segue dominante: 81% dos consumidores pretendem comprar em lojas físicas, enquanto apenas 10% planejam adquirir produtos exclusivamente pela internet. Outros 9% ainda não definiram onde irão comprar.
Entre aqueles que optam pelo comércio físico, o Centro de Manaus é o destino mais escolhido (45%), seguido pelos shopping centers (32%) e pelas lojas de bairro (16%).

