Bichos-preguiça, jacarés e aves de rapina estão entre os animais mais resgatados em Manaus em 2025. De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), 275 ocorrências foram registradas entre janeiro e outubro deste ano, em diferentes zonas da capital.
Os bairros de Flores e Tarumã lideraram o número de resgates, com 15 casos cada, seguidos por Ponta Negra (13), Cidade Nova e Parque 10 de Novembro (12 cada) e Nova Cidade (11).
Bairros com mais resgates em Manaus (jan-out/2025)
- – Flores – 15 casos
- – Tarumã – 15 casos
- – Ponta Negra – 13 casos
- – Cidade Nova – 12 casos
- – Parque 10 de Novembro – 12 casos
- – Nova Cidade – 11 casos
LEIA TAMBÉM: Animais silvestres são resgatados em diferentes bairros de Manaus
Expansão urbana e cheias favorecem aparições
A gerente de Fauna do Ipaam, Sônia Canto, explica que o aumento no aparecimento de animais silvestres está ligado ao avanço da cidade sobre áreas verdes e ao ciclo natural dos rios.
Esses animais buscam abrigo e alimento em áreas verdes e quintais, principalmente durante o período de cheia dos rios”, explicou a analista ambiental.
Segundo o órgão, os casos são mais comuns em regiões próximas a igarapés e fragmentos de floresta, especialmente nas zonas Centro-Oeste, Oeste e Norte da capital amazonense.
Proximidade de áreas residenciais
Nos bairros Flores, Tarumã, Ponta Negra e Cidade Nova, que estão entre os bairros que concentram a maior parte das ocorrências, o contato entre áreas residenciais e vegetação é mais frequente, facilitando o deslocamento de bichos-preguiça, répteis (jacarés e cobras) e aves.
O Ipaam informou que a maioria dos chamados é feita por moradores que encontram animais em quintais, muros ou garagens.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre
O Ipaam recomenda que o órgão seja acionado e assim fazer o resgate seguro.
A recomendação é manter distância, evitar movimentos bruscos e acionar o Ipaam, que tem equipe especializada para fazer o resgate de forma segura”, orienta Sônia Canto.
O órgão alerta que nunca se deve tentar capturar, alimentar ou assustar os animais, pois isso pode colocar em risco tanto a população quanto as espécies.
Como acionar o Ipaam
- – Telefone: (92) 98438-7964
- – Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- – Ações: Resgate, triagem veterinária e devolução dos animais à natureza sempre que possível.
Queimadas e lixo agravam situação
O Ipaam também aponta que queimadas e descarte irregular de lixo são fatores que ampliam o deslocamento de animais para áreas urbanas. O acúmulo de resíduos atrai répteis e aves, em busca de alimento, e contribui para o aumento das ocorrências registradas na capital.

