Você gosta de uma cerveja de vez em quando ou ‘bate o ponto’ todo dia no barzinho? Dependendo de sua resposta, a ‘loira’ pode afetar diretamente na queda de seu cabelo. Calma, ainda não há uma comprovação que seja o fator principal, mas tem a sua contribuição.
Outros fatores como genética, alterações hormonais, deficiências nutricionais e estresse continuam sendo determinantes para a saúde dos cabelos.
Mas hábitos de consumo de álcool e açúcar ganham cada vez mais atenção entre os especialistas, principalmente, se a ingestão da cerveja, por exemplo, for de forma frequente ou em grandes quantidades
Pesquisadores da Universidade do Porto revisaram 17 estudos com mais de 60 mil participantes, analisando densidade, espessura, crescimento e brilho dos cabelos.
A pesquisa concluiu que bebidas alcoólicas, incluindo a cerveja, e alimentos ricos em açúcar podem aumentar o risco de calvície, principalmente em homens.
LEIA TAMBÉM: Receita Federal apreende cerveja com maconha nos Correios
Segundo os cientistas, o álcool pode desidratar o corpo, prejudicar a absorção de vitaminas e minerais essenciais e desequilibrar os hormônios, fatores que contribuem para a queda dos fios.
Além disso, a bebida aumenta o estresse oxidativo, danificando os folículos e interferindo na produção de melanina, responsável pela cor e vitalidade do cabelo. Como resultado, os fios podem se tornar opacos, grisalhos e frágeis.
Fatores além da cerveja
O consumo frequente de alimentos processados e açucarados também influencia a saúde capilar, pois aumenta a produção de sebo no couro cabeludo. Em excesso, essa substância pode entupir os poros, favorecer bactérias e causar inflamação, danificando os folículos e intensificando a queda.
Dicas para fortalecer o cabelo
Por outro lado, estudos indicam que uma dieta rica em ferro, vitamina D, proteínas, vegetais crucíferos e produtos de soja fortalece os fios e reduz a gravidade da alopecia. A ingestão adequada desses nutrientes está associada ao aumento da densidade capilar e ao crescimento saudável dos cabelos.
“Também observamos que proteínas, suplementos e vegetais crucíferos podem melhorar parâmetros capilares, como densidade e queda”, destacam os pesquisadores, reforçando a importância de bons hábitos alimentares aliados à moderação no consumo de álcool.

