Entre os dias 04 de outubro e 04 de novembro de 2025, o Hospital Público Veterinário do Amazonas realizou 23.582 procedimentos voltados ao cuidado e à saúde animal. O levantamento, divulgado pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), inclui consultas, cirurgias, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem e atendimentos de enfermagem.
Em relação aos atendidos na unidade, 4.117 animais, entre cães e gatos, foram registrados no sistema desde a inauguração do equipamento. Localizada na avenida Mário Ypiranga, 72, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus, a unidade é administrada por meio da Sepet-AM, que atua na coordenação e execução das políticas voltadas à saúde, proteção e bem-estar dos animais em todo o estado.
O hospital também registrou 2.501 exames de raio-x e 17.204 procedimentos de enfermagem, que englobam desde exames laboratoriais e aplicações de medicamentos até internações e testes rápidos.
LEIA TAMBÉM: Hospital Delphina Aziz realiza primeiro transplante de fígado em dez anos no AM
Durante o período, foram contabilizados 2.287 atendimentos clínicos e consultas especializadas, além de 504 cirurgias, 257 procedimentos anestésicos e 829 ultrassonografias.
Os dados reforçam o papel do hospital como referência em atendimento veterinário público no estado, oferecendo serviços gratuitos e de qualidade à população e garantindo bem-estar e saúde aos animais de companhia do Amazonas.
O atendimento aos cães e gatos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências/urgências. O acesso é organizado por senhas distribuídas a partir das 7h e os tutores devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e, quando necessário, a carteira de vacinação do animal.

