O Governo do Amazonas decidiu cancelar a instalação da tradicional árvore de Natal no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, após acidente fatal ocorrido na manhã de domingo (23/11), durante a montagem da estrutura, que terminou com a morte do operário Antônio Paulo Rodrigues de Souza, 52, conhecido como Antônio Suricate.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que, em respeito aos trabalhadores e às famílias das vítimas, o símbolo natalino não será erguido neste ano. A árvore do Largo é uma das principais atrações sazonais do calendário natalino da capital amazonense.
LEIA TAMBÉM: Feirão do Pescado acontece em dois pontos de Manaus
Segundo a pasta, a decisão foi construída em consenso com artistas e equipes técnicas responsáveis pela cenografia e decoração, e busca reforçar compromissos institucionais com melhores práticas de segurança e cuidado com profissionais envolvidos na execução de atividades culturais em espaços públicos.
Mesmo sem a árvore de Natal, a programação de fim de ano no Largo será mantida com ajustes. A decoração, inicialmente prevista para 30 de novembro, ficará pronta em 8 de dezembro e permanecerá instalada até 6 de janeiro de 2026. O espaço receberá uma nova proposta cenográfica, centrada em módulos instagramáveis e pontos de experiência visual, com a intenção de preservar o clima festivo sem a instalação da árvore principal.


