Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Amazonas registra início do período de maior risco para dengue, chikungunya e zika
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Amazonas registra início do período de maior risco para dengue, chikungunya e zika
Cidades

Amazonas registra início do período de maior risco para dengue, chikungunya e zika

Redação
Atualizado em 2025/11/23 at 3:39 PM
Redação 1 hora atrás
Compartilhe
Agente da saúde coletando amostra de água em tanque azul, em meio a ações de combate à dengue no Amazonas.
Agente da saúde coleta amostra em tanque azul durante ações de combate à dengue no Amazonas, com 3.760 casos confirmados em 2025.
Compartilhe

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou uma nota técnica com orientações para os 62 municípios do estado sobre o aumento do risco de arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e zika, durante o período entre outubro e maio. O documento destaca que a maior incidência coincide com a temporada de chuvas, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a FVS, o momento exige intensificação das ações epidemiológicas, laboratoriais e de controle do vetor. A diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim, informou que o objetivo é reforçar medidas de atenção clínica, vigilância de campo e diagnóstico laboratorial.

Os municípios devem antecipar e fortalecer estratégias de prevenção, incluindo a reativação ou implantação do Comitê Interinstitucional de Vigilância e Controle das Arboviroses. A participação das secretarias de Educação e Limpeza Pública é destacada como essencial, devido ao impacto direto de suas atividades na eficácia das ações de controle.

LEIA TAMBÉM: Municípios do Amazonas recebem orientação contra avanço das arboviroses

A FVS orienta ainda que as unidades de saúde aumentem a coleta e o envio de amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM), principalmente nos primeiros dias de sintomas, para permitir diagnóstico rápido e adequado. Para gestantes, a confirmação laboratorial é considerada prioridade, devido aos riscos específicos na gravidez.

Além disso, a nota recomenda intensificação da educação em saúde e mobilização social por meio de mídias locais, redes sociais e parcerias com escolas, universidades e associações comunitárias. Também foi lembrada a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos, disponível nos 44 municípios que registram casos da doença.

Leia também

Governo do Amazonas libera R$ 1 milhão em subsídios para manejadores de pirarucu

Trabalhador morre e outro fica ferido durante acidente com árvore de Natal no Largo São Sebastião

Roda-gigante na Ponta Negra trava e suspeita de ligação clandestina vira caso de polícia

Entrevistas para acesso ao Seguro-Defeso começam nesta segunda no Amazonas

Confira os bairros de Manaus que ficarão sem energia nesta segunda-feira

Redação 23/11/2025 23/11/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Homem é detido após ser flagrado exibindo órgão genital a adolescente em Manaus Homem é detido após ser flagrado exibindo órgão genital a adolescente em Manaus
Próximo Artigo Trabalhador morre e outro fica ferido durante acidente com árvore de Natal no Largo São Sebastião Trabalhador morre e outro fica ferido durante acidente com árvore de Natal no Largo São Sebastião
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.