Responsável pelo Aeroporto Internacional de Manaus, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia foi a grande vencedora do Prêmio Aberje Norte e Nordeste 2025, com o projeto “O Folclore nos Conecta”, que transformou o Manaus Airport em um espaço de celebração da cultura amazonense durante o período do Festival Folclórico de Parintins. Realizado no mês de junho, o projeto levou arte, música e tradição ao ambiente aeroportuário, impactando mais de 80 mil pessoas entre passageiros e visitantes somente em 2025.
O Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) é o mais importante de comunicação corporativa no Brasil. O reconhecimento destaca o compromisso da concessionária em integrar a experiência do passageiro à identidade cultural da região, fortalecendo o turismo, a economia e promovendo a valorização das tradições locais.
Com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da AmazonasTur, da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), a iniciativa permitiu que quem passasse pelo aeroporto fizesse uma verdadeira imersão nas cores e sons do festival. A programação incluiu apresentações culturais, exposição de indumentárias dos bois Garantido e Caprichoso, feira de economia criativa, intervenções artísticas, danças, espaços instagramáveis e até um flash mob inédito em parceria com a Azul Linhas Aéreas, companhia oficial do evento.
Desenvolvida pela equipe de comunicação da concessionária, com assessoria de imprensa da agência Três Comunicação e Marketing, a proposta de “O Folclore nos Conecta” é aproximar o público da riqueza simbólica do Festival de Parintins, considerado um dos maiores espetáculos culturais do Brasil. O projeto reforçou o papel do aeroporto como ponto de conexão entre povos, histórias e emoções, unindo comunicação, arte e hospitalidade.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais serviços funcionarão em Manaus no feriado da Consciência Negra e ponto facultativo
A campanha “O Folclore nos conecta” também é finalista na categoria regional Norte/Nordeste do Prêmio Jatobá, um dos mais importantes do país, que reconhece projetos e profissionais de comunicação e relações públicas por ações de excelência e inovação.
Dos quatro projetos finalistas na categoria, dois são da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, com a assessoria de imprensa da Três Comunicação. A outra finalista é a campanha que divulgou o projeto “Évare”, que oferece cursos gratuitos de informática para jovens indígenas do povo Tikuna, em um laboratório estruturado no Tabatinga Airport, também integrante da rede VINCI Airports.
Lançado em 2024, o projeto, que já beneficiou 60 indígenas, é realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e está alinhado aos pilares sociais da empresa que busca gerar um legado positivo para a sociedade, impactando diretamente a comunidade local.
Participam do projeto indígenas das comunidades Umariaçu I e II, localizadas nas proximidades do aeroporto. Respeitando a identidade local, a campanha de comunicação do projeto incluiu divulgação de material na língua tikuna, com spots veiculados em carros volantes para ampliar o alcance das informações.
A gerente de comunicação da VINCI Airports no Brasil, Daniela Franco, destaca: “Esses projetos refletem bem dois grandes compromissos que nos norteiam: o de transformar a experiência dos passageiros, conectando-os a essa cultura tão rica que o Festival de Parintins evidencia ao mundo; e o de promover ações socioambientais que permitam transformar a realidade de comunidades, como a dos Tikunas de Tabatinga. Estamos muito felizes em ter essas ações reconhecidas. É um incentivo para seguirmos com mais iniciativas nesse sentido”.

