Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Mais de 50% dos casais do Amazonas vivem juntos sem oficializar casamento, diz IBGE
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Mais de 50% dos casais do Amazonas vivem juntos sem oficializar casamento, diz IBGE
Cidades

Mais de 50% dos casais do Amazonas vivem juntos sem oficializar casamento, diz IBGE

Silvio Lima
Atualizado em 2025/11/06 at 10:53 AM
Silvio Lima 3 horas atrás
Compartilhe
Mais de 50% dos casais do Amazonas vivem juntos sem oficializar casamento, diz IBGE (Foto: Reprodução)
Compartilhe

Mais da metade dos casais do Amazonas vivem juntos sem casar no cartório ou na igreja. O dado faz parte do Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, o Amazonas tem 1,49 milhão de pessoas com 10 anos ou mais vivendo em união conjugal, sendo que 55,96% estão em união consensual, ou seja, moram juntos sem casamento civil ou religioso.

Outros 22,13% são casados tanto no cartório quanto na igreja, 16,22% apenas no civil, e 5,56% somente no religioso.

Panorama no Amazonas das uniões conjugais (Censo 2022)

  • Total: 1,49 milhão de pessoas
  • União consensual: 55,9%
  • Casamento civil e religioso: 22,1%
  • Somente casamento civil: 16,2%
  • Somente casamento religioso: 5,6%

LEIA TAMBÉM: Mais de 1,6 mil crianças e adolescentes vivem como ‘marido e mulher’ no AM, segundo IBGE

Manaus segue tendência

Em Manaus, a situação é semelhante: entre 805 mil pessoas em união conjugal, 51,28% vivem em união consensual (amigados), o que representa mais de 412 mil pessoas.

As uniões formalizadas são minoria — 26,85% casadas no civil e religioso, 19,59% apenas no civil e 2,24% apenas no religioso.

Panorama de Manaus das uniões conjugais (Censo 2022)

  • Total: 805,4 mil de pessoas
  • União consensual: 51,3%
  • Casamento civil e religioso: 26,8%
  • Somente casamento civil: 19,6%
  • Somente casamento religioso: 2,2%

Situação nacional

As uniões consensuais também aparecem em alta no restante do país, embora em menor proporção. No Brasil, 38,9% das pessoas que vivem com parceiro estão “amigados”, enquanto os casamentos civis e religiosos somam 60,9%. O total de pessoas em união conjugal no país chega a 90,3 milhões.

Panorama no Brasil das uniões conjugais (Censo 2022)

  • Total: 90,3 milhões de pessoas
  • União consensual: 38,9%
  • Casamento civil e religioso: 37,9%
  • Somente casamento civil: 20,5%
  • Somente casamento religioso: 2,6%

Crescimento das uniões no Amazonas

O levantamento também mostra que o número de pessoas em união conjugal aumentou em mais de 230 mil no Amazonas entre 2010 e 2022.

De um total de 3,1 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade, 1,5 milhão vivia em união conjugal em 2022, enquanto 1,6 milhão não mantinha relacionamento estável.

Dentro desse grupo, o IBGE identificou que:

  • 544,3 mil pessoas não viviam em união, mas já haviam sido casadas ou tiveram relacionamento anterior;
  • 1,1 milhão nunca viveu em união conjugal — o que inclui pessoas solteiras ou que nunca dividiram moradia com parceiro(a).

Entre 2010 e 2022:

  • Pessoas em união conjugal aumentaram em 230.015;
  • As que não viviam em união cresceram em 198.138;
  • As que já viveram em união, mas se separaram, somaram mais 185.417;
  • E aquelas que nunca viveram em união cresceram em 12.722 pessoas.

Leia também

Obras de esgoto no Jorge Teixeira avançam com operações até final de 2025

Saiba onde vai faltar energia elétrica nesta sexta-feira em Manaus

Novos cartões do Auxílio Estadual chegam aos municípios do Alto Solimões

Amazonas tem 100 mil famílias chefiadas por mães solteiras, segundo IBGE

Veículo de transporte escolar irregular é apreendido durante operação em Manaus

Termos Amazonas, Casais, Casamento
Silvio Lima 06/11/2025 06/11/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Silvio Lima
Jornalista formado pela Universidade Federal do Amazonas, com mais de 15 anos de profissão. Trabalhou em jornais como Amazonas em Tempo e Diário do Amazonas, em editorias de Esportes, Cidades e Cultura. Além disso, atuou em portais de notícias como Rede Onda Digital e Real Time 1. Na televisão, atua na Rede Amazônica e como editor do ge.globo/am. Entre as coberturas estão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e do Torneio de futebol das Olimpíadas Rio 2016, em Manaus.
Artigo anterior Fachada da Delegacia Interativa de Polícia (DIP/DE) em Parintins, Amazonas. Homem é preso após dar chutes no rosto de madrasta idosa no Amazonas
Próximo Artigo Homem é preso em Manaus por agressão e descumprimento de medida protetiva Homem é preso após descumprir medida protetiva e agredir a ex em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.