Popularizar a ciência a partir do diálogo com a arte, a cultura e os saberes amazônicos é o objetivo da “1ª Semana de Ciência e Arte Amazônica – A intersecção dos saberes que se somam”, que será realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, em Manaus. O evento é amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
A programação acontecerá na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a coordenação da professora Veridiana Vizoni Scudeller, doutora em Biologia Vegetal. Segundo ela, a ideia é mostrar como as expressões artísticas podem contribuir para a compreensão e difusão do conhecimento científico.
O evento inclui minicursos, oficinas de colagem botânica, xilogravura, pintura com pigmentos naturais e artesanato indígena. Entre as atividades interativas estão a sala escura sensorial, a sala de astronomia e a sala de achados fósseis, que promove uma imersão nos temas de biodiversidade e paleontologia amazônica.
LEIA TAMBÉM: UCI Cinemas celebra 28 anos com ingressos a R$ 15 e exibições especiais em Manaus
Também serão realizadas instalações artísticas, exposições fotográficas da natureza, stands de economia criativa e sustentável e um sarau cultural aberto à participação do público, com música, poesia e performances.
Para Veridiana Vizoni, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) tem sido fundamental para tornar o evento possível, viabilizando a aquisição de materiais, a estrutura física e a execução das atividades planejadas.
Todos os detalhes podem ser conferidos CLICANDO AQUI.
Sobre o POP CT&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) tem objetivo de fomentar a realização de ações e eventos de popularização científica, em formatos presencial, virtual ou híbrido, com ênfase nas atividades desenvolvidas no interior do Amazonas.
Financiando à produção e à distribuição de materiais educativos, contribui para democratizar o acesso ao conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025 e consolidar a Política Pública de CT&I do Amazonas.


