Um ultraleve caiu na manhã desta terça-feira (7), por volta das 7h, em uma área de praia do Rio Andirá, no município de Barreirinha, distante cerca de 331 quilômetros de Manaus. O local do acidente fica próximo à comunidade São Paulo do Açu, onde vivem remanescentes de quilombolas.
Segundo informações de moradores, o piloto estava sozinho na aeronave no momento da queda. A aeronave voava em baixa altitude quando sofreu uma pane no motor, o que teria causado a interrupção do funcionamento e, em seguida, a queda.
LEIA TAMBÉM: Pilotos amazonenses lideram e buscam nova vitória no Road to 1000 Milhas
Logo após o incidente, moradores da comunidade se mobilizaram para prestar socorro. Utilizando canoas e voadeiras, eles se deslocaram até o ponto da queda e conseguiram resgatar o piloto. Ele apresentava apenas escoriações leves e foi retirado do local consciente.
O comandante Bruno, que pilotava o ultraleve, explicou em um vídeo que o pouso foi realizado de forma controlada, após detectar uma falha na pressão do óleo do motor. A aeronave vinha de Alenquer, no Pará, com destino ao município de Autazes.
A Defesa Civil do município foi acionada para realizar os procedimentos de registro da ocorrência e avaliar a remoção do ultraleve.