Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta quarta-feira (29), mostrou que 38% dos consumidores brasileiros deixaram de realizar compras em sites estrangeiros após o inÃcio da cobrança, o que favoreceu os industriais e varejistas brasileiros que fazem girar a economia brasileira.
Conforme a CNI, em 2024, as aquisições internacionais caÃram cerca de 11% em comparação com 2023. A criação do tributo teve como objetivo igualar o tratamento tributário entre produtos importados e nacionais, buscando reduzir a diferença de preços entre eles. O aumento do custo das importações e a queda nas compras confirmam o impacto direto da medida no comércio eletrônico internacional.
Entre agosto, inÃcio da cobrança da taxa das blusinhas, e dezembro de 2024, quando encerrou o ano fiscal brasileiro, foram tributados aproximadamente 58,3 milhões de produtos importados, gerando arrecadação de cerca de 1,14 bilhão de reais. A previsão inicial do governo para o perÃodo era de 700 milhões de reais. O resultado superou a estimativa em 63%.
No mesmo perÃodo, o volume de importações de pequeno valor caiu. Dados de 2025 indicam que as compras internacionais intermediadas por plataformas de pagamento somaram 4,6 bilhões de dólares no primeiro semestre, uma redução de 13,6% em relação ao mesmo perÃodo do ano anterior.

