Um sargento da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), foi preso nesta quarta-feira (1º) durante uma operação da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Ele é apontado como o suposto autor intelectual da tentativa de homicídio contra o cantor Eduardo de Souza Oliveira, conhecido como Dubarranco, ocorrida em 9 de agosto, na zona centro-sul de Manaus.
De acordo com as investigações, o sargento teria contratado um cabo da PM para executar o crime. O atirador foi preso anteriormente, em agosto, e segue sob investigação. Na ocasião do atentado, o cantor estava em um veículo com a esposa, a filha de 4 anos e outro músico. Dubarranco foi atingido com disparos no braço e na mão, enquanto a criança sofreu um tiro no tórax e chegou a ficar em estado grave. Os demais ocupantes do carro não foram feridos.
LEIA TAMBÉM: Preso pistoleiro suspeito de tentar matar cantor Dubarranco e filha de 4 anos em Manaus
Durante o cumprimento de mandados de busca, foram apreendidas mais de 20 armas de fogo, além de carregadores e munições de diversos calibres em imóveis ligados ao sargento. Parte do material também foi encontrada em clubes de tiro onde ele mantinha vínculo.
O MPAM informou que a quantidade de armamento será alvo de investigação paralela, devido a indícios de possível desvio do que é permitido dentro das normas para colecionadores, atiradores e caçadores (CACs). Além do sargento, familiares que estariam armazenando armamentos para ele também foram presos.
O celular do sargento foi recolhido e será submetido à perícia. A motivação do crime ainda não foi divulgada e o caso segue sob sigilo judicial. Saimon e o cabo devem responder por tentativa de homicídio qualificado contra o cantor e a criança.
A investigação permanece em andamento e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências.