A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), promoveu, na quarta-feira (15/10), o webinar “Manejo Clínico de Paciente com Suspeita de Intoxicação por Metanol”. A capacitação foi direcionada a profissionais de saúde com foco na atualização de protocolos clínicos e no fortalecimento da rede de vigilância em saúde diante de possíveis casos de intoxicação química.
A atividade foi organizada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Amazonas), setor da FVS-RCP responsável por monitorar, detectar e coordenar a resposta a emergências em saúde pública no estado. O conteúdo foi apresentado pela médica toxicologista Patrícia Drumond, especialista em toxicologia clínica, com mediação da farmacêutica Vivian Pereira, coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Amazonas (CIATox-AM).
LEIA TAMBÉM: Amazonas recebe 32 unidades de antídoto contra intoxicação por metanol
Durante o webinar, foram discutidos aspectos clínicos da intoxicação por metanol, como a diferenciação entre esta e outras condições com sintomas semelhantes, incluindo cetoacidose diabética, cetoacidose alcoólica e intoxicação por outros agentes tóxicos. Também foram abordadas condutas de manejo clínico e a importância da identificação precoce dos casos.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirmou que o evento faz parte das ações de preparação da rede de saúde para resposta a emergências químicas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Até o momento, não há registro de casos suspeitos no estado.
A capacitação reforçou ainda a articulação entre os serviços de saúde, o sistema de vigilância e o CIATox-AM, que oferece suporte técnico especializado em intoxicações por substâncias químicas. O conteúdo completo do webinar está disponível no canal da FVS-RCP no YouTube.