Um professor da rede municipal de ensino foi preso no bairro São Cristóvão, em Tonantins, a 865 km de Manaus, sob suspeita de cometer atos de abuso sexual contra várias alunas com idades entre 12 e 13 anos. A prisão ocorreu neste domingo (25), após a Justiça emitir mandados de prisão preventiva e busca e apreensão.
De acordo com o delegado Wellery Aleff, da 54ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tonantins, as investigações tiveram início no dia 3 de outubro, quando pais de alunas denunciaram alterações no comportamento das crianças. Segundo os relatos, o professor convidava as estudantes para esclarecer dúvidas em sua residência, onde teriam ocorrido os abusos. Algumas vítimas teriam afirmado ter sido ameaçadas para não contarem sobre os episódios.
LEIA TAMBÉM: UEA abre seleção com três vagas para professores e salários de até R$ 14,4 mil
Ao todo, 13 alunas prestaram depoimento em escuta especializada realizada por psicólogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Esse procedimento, conhecido como kit de escuta especializada, é feito por profissionais treinados para registrar depoimentos de crianças e adolescentes de forma segura e detalhada, garantindo a proteção emocional das vítimas. Para obter o kit ou encaminhar uma criança para a escuta, é necessário procurar o Creas local, o Conselho Tutelar ou a delegacia de polícia, que farão o agendamento e acompanhamento do procedimento.
O professor permanece detido à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia. As autoridades continuam investigando para identificar possíveis novas vítimas e reunir mais informações sobre o caso.

