Durante uma operação de fiscalização ambiental no município de Japurá, no interior do Amazonas, a Polícia Civil resgatou 158 quelônios que estavam a bordo de uma balsa atracada no porto da cidade. A ação ocorreu na sexta-feira, 17 de outubro, e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Os animais encontrados pertencem às espécies tracajá, iaçá e cabeçudo. De acordo com informações da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá, não havia nenhum suspeito presente no local no momento da abordagem.
LEIA TAMBÉM: Adegas em Manaus e apreensão de bebidas falsas são sinais de alerta, diz Dan Câmara
Após a apreensão, foi realizada a contagem oficial dos animais e adotados os procedimentos previstos na legislação ambiental. No sábado, 18 de outubro, os quelônios foram devolvidos ao seu habitat natural, após passarem pelas etapas necessárias para garantir sua integridade física.
O caso segue sob investigação. A Polícia Civil informou que as diligências continuam com o objetivo de identificar os responsáveis pelo transporte e posse irregular dos animais. A origem dos quelônios também está sendo apurada, e novas medidas poderão ser tomadas no decorrer do inquérito.