A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta quinta-feira (9) mais uma fase da Operação Sem Desconto. A ação investiga um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões em todo o país. O estado do Amazonas está entre os alvos da operação, que ocorre simultaneamente em outras sete unidades da federação.
Estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ordens judiciais estão sendo executadas no Amazonas, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM: PF cumpre mandados no Amazonas em operação contra abuso infantil na internet
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam que uma organização criminosa teria inserido informações falsas em sistemas oficiais para aplicar descontos não autorizados nos benefícios previdenciários de milhares de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ainda segundo a corporação, os investigados também são suspeitos de ocultar e transferir patrimônio com o objetivo de dificultar o rastreamento dos recursos desviados. No Amazonas, os mandados são cumpridos em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas suspeitas. Os nomes dos alvos e os municípios onde a ação ocorre não foram divulgados.
O material apreendido será analisado para identificar os envolvidos e calcular o valor total do prejuízo. A investigação permanece sob sigilo.