A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Proteção Integral III, com foco no combate a crimes de abuso e exploração sexual infantil praticados pela internet. No Amazonas, a ação foi realizada em Manaus e em cidades do interior, com apoio da Polícia Civil do estado.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra alvos investigados por armazenar, produzir ou compartilhar conteúdo de abuso infantil em plataformas digitais. Além disso, a PF também deu cumprimento a ordens de prisão preventiva.
LEIA TAMBÉM: Defensoria pede CPI no Senado para investigar operação da PF contra garimpo no Amazonas
Em todo o país, a operação ocorreu de forma simultânea em 16 estados e no Distrito Federal. No total, foram expedidos 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva. A Polícia Federal informou que 19 pessoas foram presas em flagrante, dois menores foram apreendidos e uma vítima foi resgatada até o momento.
A operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis em unidades da federação como Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além do Amazonas e do DF.
A investigação tem como objetivo desarticular redes de disseminação de material ilegal e responsabilizar os envolvidos nos crimes cometidos em ambiente digital.