O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou, nesta quinta-feira (23), um balanço das operações de crédito realizadas com empresas do Amazonas por meio do programa Mais Inovação. Segundo dados apresentados, as aprovações de crédito do BNDES no Amazonas cresceram quase 100% em 2025 em relação ao ano anterior. Até setembro, foram liberados R$ 767 milhões em 728 operações, valor R$ 250 milhões superior ao registrado em todo o ano de 2024.
O resultado, na avaliação dos técnicos do BNDES, reflete a ampliação das condições de financiamento voltadas à inovação tecnológica e o esforço do banco para aumentar sua presença nas regiões Norte e Nordeste.
O coordenador de Serviços do Departamento de Operações do BNDES, Romero Paes Barreto de Albuquerque, afirmou que o banco tem adotado medidas para ampliar o acesso ao crédito nessas regiões, com parcerias regionais e redução de spreads (juros).
A chefe do Departamento de Operações, Camila Carvalho Costa, apresentou o portfólio do programa Mais Inovação, que oferece linhas para aquisição de máquinas e equipamentos tecnológicos, transformação digital e modernização de centros de pesquisa e desenvolvimento.
As condições do programa incluem taxas anuais a partir de 9%, prazos de até 10 anos e carência de dois anos. Segundo o BNDES, em algumas modalidades, os recursos podem ser liberados em até um dia útil após a aprovação.
Representando o Governo do Estado na reunião com o BNDES, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Tayana Rubim. destacou a importância da cooperação entre o Governo do Estado e o BNDES para o fortalecimento do ambiente de negócios e afirmou que a Sedecti atua na mobilização de empreendedores e instituições para ampliar o uso dos recursos disponíveis.
O programa Mais Inovação tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico e o aumento da produtividade das empresas do Amazonas, com foco em inovação e sustentabilidade.Anexar

