A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), divulgou nesta quarta-feira (22) o resultado da Operação Virtude, realizada durante o mês de outubro em todo o estado. A ação teve como foco a investigação e combate aos crimes contra pessoas idosas.
No balanço apresentado, foram apuradas 160 denúncias relacionadas a maus-tratos e outras infrações contra idosos. Durante o período, a polícia registrou 185 Boletins de Ocorrência (BOs), solicitou 18 medidas protetivas e encaminhou 27 Inquéritos Policiais (IPs) à Justiça.
Coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Virtude também contou com ações educativas. Foram realizadas cerca de 230 atividades de conscientização, que atingiram mais de 81 mil pessoas por meio de palestras, distribuição de materiais informativos e mídias digitais.
LEIA TAMBÉM: Amazonas registra mais de 1,4 mil casos de crimes contra idosos em 2025
Entre os crimes mais frequentes identificados estão injúria, ameaça e violência psicológica, sendo essa última predominante contra mulheres. Também foram registradas ocorrências de apropriação indevida de bens, geralmente praticadas por familiares, muitas vezes ligados a dependência química.
Durante a coletiva, a delegada Larissa Barreto detalhou a prisão em flagrante de um homem de 33 anos, acusado de omissão de socorro, exposição ao perigo e abandono da mãe idosa, diagnosticada com esquizofrenia. A mulher foi encontrada em condições precárias em uma residência na zona oeste de Manaus, sem alimentos adequados e em ambiente insalubre.
As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, Disque 180, Disque 197, telefone (92) 3667-7575 da Polícia Civil, ou pelo 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.

