Uma operação integrada entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Tefé resultou na prisão de 11 pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso responsável por aplicar punições por meio de um sistema conhecido como “Tribunal do Crime”. A ação ocorreu na quinta-feira (16), no município de Tefé, distante 523 quilômetros de Manaus.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé, apontaram que os suspeitos atuavam em bairros como Colônia Ventura, Conjunto Castanheiras e Deus é Fiel. Segundo a polícia, o grupo impunha regras e punições aos moradores, por meio de ameaças, agressões físicas e até homicídios, como parte de uma estrutura paralela de “justiça” criminosa.
LEIA TAMBÉM: Homem em situação de rua é baleado em ‘julgamento’ no tribunal do crime em Manaus
A operação contou com o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, expedidos pela Justiça após a identificação dos investigados. Durante a ação, foram apreendidas drogas, armas de fogo, aparelhos celulares, rádios comunicadores e quantias em dinheiro.
As autoridades informaram que os materiais recolhidos reforçam os indícios de atuação estruturada da organização. A operação faz parte do conjunto de medidas voltadas ao enfrentamento ao crime organizado na região do interior do estado.