Um motorista de aplicativo, de 28 anos, admitiu ter pichado um equipamento que abriga câmeras de reconhecimento facial na Praça do Conjunto Eldorado, zona centro-sul de Manaus. O homem afirmou que o ato ocorreu por estar “chateado com a Polícia” após uma abordagem realizada enquanto transportava um passageiro.
De acordo com o delegado Rafael Allemand, as investigações foram iniciadas logo após as equipes do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e com apoio da equipe “Paredão” tomarem conhecimento da ação criminosa, praticada contra o equipamento público, na Praça do Conjunto Eldorado, na zona centro-sul de Manaus.
Na segunda-feira (13/10), a advogada do suspeito, que já havia sido identificado pela Polícia, entrou em contato com a autoridade policial e apresentou o homem espontaneamente na delegacia.
LEIA TAMBÉM: Câmeras de reconhecimento facial do ‘Paredão’ começam a ser instaladas na zona Norte de Manaus
Durante o depoimento, ele relatou que foi revistado junto com o passageiro e o veículo em uma ação policial de rotina, na qual não foi encontrada nenhuma irregularidade. Em retaliação, decidiu comprar um spray de tinta preta e pichar as lentes das câmeras, comprometendo temporariamente o funcionamento do equipamento.
Segundo o homem, sua companheira presenciou o ato e tentou impedi-lo. O equipamento não sofreu danos permanentes e já voltou a operar normalmente. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso, e o suspeito foi liberado após prestar depoimento.