A Polícia Civil do Amazonas prendeu 59 pessoas nesta sexta-feira (10) por não pagamento de pensão alimentícia, durante a Operação Maná. A maioria dos detidos são pais que estavam com pendências judiciais relacionadas ao benefício. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), com apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).
As prisões foram realizadas em todas as zonas da capital amazonense e ocorreram ao longo dos primeiros dez dias de outubro. Conforme a Polícia Civil, entre os detidos há apenas uma mulher. Os demais mandados de prisão cível foram expedidos contra homens com dívidas de pensão.
LEIA TAMBÉM: Mãe deixava filha ser estuprada para marido não procurar outras mulheres no AM; dois são presos
De acordo com o delegado Fábio Aly, a operação foi deflagrada devido à crescente demanda de mandados de prisão por inadimplência alimentar. Segundo ele, apenas em Manaus, cerca de 86 mandados desse tipo são emitidos por mês pelas varas de família, número que representa aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os pais presos podem ser liberados mediante pagamento da dívida, com a apresentação de comprovantes. Todos permanecem à disposição da Justiça.
A PC-AM reforça que denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Polinter, no número (92) 3667-7727.