No Amazonas, onde vivem mais de 100 mil pescadores artesanais, estão abertas as inscrições para bolsas do Programa Trabalho Saudável e Seguro na Pesca Artesanal. Mas é preciso ficar atento pois as inscrições estão abertas só até este domingo (05/10), e o processo é classificatório, não eliminatório — ou seja, não é necessário cumprir todos os requisitos para participar.
O Ministério do Trabalho e Emprego, junto com a Fundacentro, abriu 495 bolsas para o Programa, que tem as vagas concentradas em cinco estados que reúnem mais de 75% dos pescadores do paÃs: Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e PiauÃ. A iniciativa vai verificar presencialmente se os pescadores artesanais cumprem os critérios para receber o seguro-defeso, benefÃcio que garante renda no perÃodo de reprodução dos peixes.
LEIA TAMBÉM: UEA abre perÃodo para estudantes mudarem de cursos de graduação
A seleção reúne duas modalidades de bolsa: a Bolsa B, de R$ 8 mil mensais, voltada a profissionais com doutorado, mestrado ou sete anos de experiência; e a ETI-2, com 475 bolsas de R$ 3.500 por mês, destinada a profissionais ou estudantes com pelo menos dois anos de experiência em atividades de extensão e desenvolvimento de tecnologias.
A carga horária é de 40 horas semanais, e as oportunidades estão distribuÃdas entre a Equipe Nacional — com áreas como gestão, educação, engenharia de pesca, saúde e tecnologia da informação — e os Agentes Territoriais, que atuarão diretamente nas comunidades pesqueiras. Para se inscrever, é preciso enviar um único arquivo em PDF com todos os documentos exigidos. Mais detalhes no site gov.br/fundacentro.
Janary Damacena, da Agência Voz.