Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) nesta quinta-feira (9), mostram que 32% da população ocupada em Manaus gasta entre 30 minutos e uma hora para chegar ao local de trabalho. Outros 20% levam entre uma e duas horas no deslocamento diário.
O levantamento considera os trabalhadores que se deslocam ao menos três vezes por semana até o local de trabalho e contabiliza apenas o trajeto direto entre o domicÃlio e o trabalho, desconsiderando paradas intermediárias.
LEIA TAMBÉM: Com 2,3 milhões de habitantes, Manaus é a 7ª capital mais populosa do Brasil, diz IBGE
Segundo os dados, 27% dos trabalhadores em Manaus levam de 15 a 30 minutos para chegar ao trabalho, 12% de 6 a 15 minutos, enquanto apenas 5% afirmam levar até cinco minutos no trajeto. Ainda de acordo com o estudo, 2% da população ocupada na capital amazonense relatou gastar entre duas e quatro horas no deslocamento diário.
No cenário estadual, o Amazonas apresenta a maior proporção de pessoas que trabalham no próprio municÃpio de residência, com 98,1% dos trabalhadores atuando na mesma cidade onde vivem.
O IBGE também avaliou os principais meios de transporte utilizados na Região Norte. A motocicleta aparece como o transporte mais utilizado, com 28% dos deslocamentos, seguida por automóvel (21%), caminhada (16%) e ônibus (15%). O levantamento faz parte do Censo 2022, com dados coletados na semana de 25 a 31 de julho daquele ano.