O Juízo da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus decidiu que Adeilson Duque Fonseca será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri Popular. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (9) pelo juiz titular Fábio César Olintho de Souza. Adeilson é acusado de homicídio qualificado pela morte do cantor Paulo Juvêncio de Melo Israel, conhecido como “Paulo Onça”.
O crime teve origem em um acidente de trânsito ocorrido em 5 de dezembro de 2024, seguido por agressões contra a vítima. Após meses de internação, Paulo morreu em 26 de maio de 2025. A denúncia inicial por tentativa de homicídio foi modificada pelo Ministério Público para homicídio consumado.
LEIA TAMBÉM: Apontado por morte de Paulo Onça tem prisão revogada
Na decisão de pronúncia, o juiz apontou que há indícios suficientes para levar o réu a julgamento popular. Entre os elementos considerados estão a confissão do acusado, vídeos das agressões e testemunhos. A defesa alegou que a morte teria sido causada por complicações hospitalares, mas o argumento foi rejeitado. O magistrado entendeu que as lesões sofridas no dia da agressão foram a causa direta do falecimento.
O processo tramita sob o número 0599501-39.2024.8.04.0001 e inclui qualificadoras como motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Adeilson continuará respondendo em liberdade provisória, por cumprir as medidas cautelares estabelecidas.
A decisão é passível de recurso. O julgamento em plenário ocorrerá após o trânsito em julgado da pronúncia.