A vereadora licenciada Professora Jacqueline Pinheiro (União Brasil) assume, nesta terça-feria (14), a vaga de deputada estadual no lugar de Joana Darc, promovida a secretária de Estado de Proteção Animal. A posse foi confirmada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Roberto Cidade (União), para as 10h, pouco antes do início do grande expediente, que já contará com a presença da nova deputada.
Nesta segunda-feira, Jacqueline se despediu da CMM, de onde deverá ficar licenciada pelos próximos seis meses, e tratou a nova missão na Aleam como um desafio para a carreira política dela. Conforme a professora: “A vida da gente é feita de oportunidades e, se não aproveitar as oportunidades, você não pode questionar: porque não aconteceu? Então, a oportunidade está acontecendo, estou vivendo este momento agradeço a todos, vou com alegria e, ao mesmo tempo, com tristeza por deixar a minha casa”, disse, emocionada.
O discurso de despedida recebeu vários apartes dos colegas que desejaram boa sorte a Jacqueline na Aleam, dentre estes dos vereadores Rodrigo Guedes, Paulo Tyrone, Marcelo Serafim, Rosivaldo Cordovil, Professor Samuel, Eduardo Alfaia, Everton Assim e o que mais arrancou risos, o do vereador Jander Lobato: “A senhora fará falta aqui, principalmente (por conta) das suas brincadeiras, quando a senhora solta ai os seus palavrões”, disse Lobato, para risos dos colegas.
Jacqueline deverá ficar no exercício do mandato de deputada por seis meses, uma vez que em abril do próximo ano Joana Darc terá de se desimcompatibilizar do cargo executivo para disputar a eleição de 2026, quando deverá buscar um mandato de deputada federal.
Saindo do cargo, Joana volta à Aleam e Jacqueline volta para a Câmara Municipal de Manaus. Para o lugar da professora na Casa ainda há um indefinição, pois o primeiro suplente dela é o secretário de Estado da Cultura, Caio André, que é ex-presidente da CMM.
Caio não tem interesse em assumir a vaga por um período tão curto de tempo e deverá passar o encargo para o segundo suplente do União Brasil, Amauri Colares, que é, assim como Joana e o marido dela, o vereador Aldenor Lima (União), defensor da causa animal.