O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) distribuiu 350 mudas de plantas frutÃferas, medicinais e ornamentais durante a 24ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (11/10), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus. A ação integra as iniciativas de sustentabilidade e educação ambiental promovidas pelo Governo do Amazonas, com foco no estÃmulo à arborização urbana.
Entre as espécies distribuÃdas estavam plantas frutÃferas, como mangueira (Mangifera indica), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), aceroleira (Malpighia emarginata), rambutaneira ou rambutão (Nephelium lappaceum) e açaà (Euterpe oleracea); plantas ornamentais, como pampolha hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), coleus (Coleus scutellarioides), popularmente conhecido como coração-magoado, dracena vermelha (Dracaena marginata), e onze-horas (Portulaca grandiflora); e plantas medicinais, como pampolha hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).
LEIA TAMBÉM: Ipaam resgatou 28 animais silvestres em Manaus no mês de agosto
As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal de Manaus, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima).
Além da distribuição de mudas, a Gerência de Protocolo (GEPR) do Ipaam também participou do Governo Presente, oferecendo atendimento direto à população e aos empreendedores. A equipe orientou sobre licenciamento ambiental, outorga de uso de recursos hÃdricos, declarações de inexigibilidade, solicitações de nada consta e denúncias ambientais.
O Ipaam mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de crimes ambientais, por meio do WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa). As operações de combate ao desmatamento ilegal permanecem intensificadas para proteger a fauna silvestre e assegurar a conservação da biodiversidade amazônica.