O Ministério da Educação (MEC) publicou na quarta-feira (15/10), o Edital nº 21/2025, que rege o processo seletivo de ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições serão realizadas exclusivamente na internet, no período de 23 a 30 de outubro de 2025, por meio do Portal Acesso Único.
Podem se inscrever os candidatos que atendam cumulativamente aos seguintes requisitos:
- Participaram de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010
- Obtiveram média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos
- Tiveram nota na redação superior a zero
- Possuem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos
- Têm condições de atingir a frequência mínima exigida para o segundo semestre de 2025 no curso escolhido
Os candidatos devem se certificar de que possuam condições mínimas de frequentar o curso já no segundo semestre de 2025, uma vez que não haverá postergação para semestres posteriores e o financiamento é válido exclusivamente para o referido período.
LEIA TAMBÉM: Mecânico e mais três cargos com vagas na Fábrica da Crown em Manaus
O resultado da chamada única será divulgado no dia 4 de novembro. Nos dias 5 e 6 de novembro, os pré-selecionados na chamada única devem validar as informações declaradas na inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior.
Depois disso, será a vez da validação das informações no banco. O prazo para essa última validação é de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil, logo após a data da primeira validação, realizada na instituição de ensino para a qual o estudante foi pré-selecionado.
Lista de espera – Quem não for pré-selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera, cuja convocação ocorrerá no período de 13 a 28 de novembro de 2025.
Classificação e modalidades de concorrência
A classificação seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, com prioridade para:
- Candidatos sem ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies
- Candidatos sem ensino superior que quitaram financiamentos anteriores
- Candidatos com ensino superior que nunca foram beneficiados pelo Fies
- Candidatos com ensino superior que quitaram financiamentos anteriores
Haverá vagas destinadas à ampla concorrência e às modalidades de ações afirmativas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e candidatos autodeclarados Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas.