O Grupo de Pesquisas de Mamíferos Amazônicos (GPMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrições abertas até o dia 24 de outubro para o minicurso “Introdução aos métodos de registro de mamíferos silvestres”, como macacos, antas, capivaras. A capacitação que será realizada nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro de 2025 é voltada a estudantes dos últimos anos de graduação, como Biologia, Ecologia, Ciências Ambientais e áreas correlatas.
Com dez vagas disponíveis, o minicurso tem como objetivo capacitar os alunos no uso de diferentes métodos de registro de mamíferos silvestres, integrando teoria, prática de campo e análise de dados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas CLICANDO AQUI.
LEIA TAMBÉM: Curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho abre vagas
De acordo com o coordenador e instrutor do minicurso, o bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa, Alexander Arevalo, nas 32 horas de imersão, os participantes terão contato com os principais métodos utilizados em pesquisas de campo, como uso de Sistema de Posicionamento Global (GPS) para geolocalização, censos por transecto linear, registro de vestígios e instalação de armadilhas fotográficas. O conteúdo também inclui noções sobre o uso de drones para monitoramento de mamíferos, além de aspectos legais, éticos e protocolos de pesquisa.
O minicurso busca ainda estimular a leitura crítica de estudos científicos sobre a fauna da Amazônia, para que os participantes possam compreender a importância ecológica e conservacionista dos mamíferos. “Queremos também que eles reconheçam os diferentes métodos de registro da fauna, desenvolvam habilidades práticas em campo e saibam analisar dados básicos de abundância relativa, riqueza e padrões de atividade”, ressaltou Arévalo, biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pelo Inpa.
A programação do minicurso será dividida em duas etapas, ambas as terças e quartas-feiras, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. As atividades serão realizadas no Bosque da Ciência, campus 1 do Inpa, e no Auditório do Programa de Pós-graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-Badpi), campus 2, bairro Aleixo.
Na primeira semana, nos dias 11 e 12 de novembro, serão realizadas aulas teóricas e práticas de campo com foco nos fundamentos ecológicos, métodos de censo e instalação de equipamentos. Já na segunda semana, nos dias 18 e 19 de novembro, as atividades incluem análise dos dados coletados, triagem e identificação dos registros obtidos, e discussão de estudos científicos aplicados à mastofauna amazônica.