Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Inscrições abertas para minicurso do Inpa sobre registro de mamíferos silvestres na Amazônia
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Banner Cultura
Segundo a Segundo > Blog > Oportunidade > Inscrições abertas para minicurso do Inpa sobre registro de mamíferos silvestres na Amazônia
Oportunidade

Inscrições abertas para minicurso do Inpa sobre registro de mamíferos silvestres na Amazônia

Redação
Atualizado em 2025/10/14 at 7:32 PM
Redação 6 horas atrás
Compartilhe
Mamífero silvestre em frente a uma gaiola em ambiente florestal, imagem em preto e branco.
Minicurso do Inpa sobre registro de mamíferos silvestres na Amazônia. Inscreva-se! (FOTO: divulgação)
Compartilhe

O Grupo de Pesquisas de Mamíferos Amazônicos (GPMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrições abertas até o dia 24 de outubro para o minicurso “Introdução aos métodos de registro de mamíferos silvestres”, como macacos, antas, capivaras. A capacitação que será realizada nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro de 2025 é voltada a estudantes dos últimos anos de graduação, como Biologia, Ecologia, Ciências Ambientais e áreas correlatas.

Com dez vagas disponíveis, o minicurso tem como objetivo capacitar os alunos no uso de diferentes métodos de registro de mamíferos silvestres, integrando teoria, prática de campo e análise de dados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas CLICANDO AQUI. 

LEIA TAMBÉM: Curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho abre vagas

De acordo com o coordenador e instrutor do minicurso, o bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa, Alexander Arevalo, nas 32 horas de imersão, os participantes terão contato com os principais métodos utilizados em pesquisas de campo, como uso de Sistema de Posicionamento Global (GPS) para geolocalização, censos por transecto linear, registro de vestígios e instalação de armadilhas fotográficas. O conteúdo também inclui noções sobre o uso de drones para monitoramento de mamíferos, além de aspectos legais, éticos e protocolos de pesquisa.

O minicurso busca ainda estimular a leitura crítica de estudos científicos sobre a fauna da Amazônia, para que os participantes possam compreender a importância ecológica e conservacionista dos mamíferos. “Queremos também que eles reconheçam os diferentes métodos de registro da fauna, desenvolvam habilidades práticas em campo e saibam analisar dados básicos de abundância relativa, riqueza e padrões de atividade”, ressaltou Arévalo, biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pelo Inpa.

A programação do minicurso será dividida em duas etapas, ambas as terças e quartas-feiras, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. As atividades serão realizadas no Bosque da Ciência, campus 1 do Inpa, e no Auditório do Programa de Pós-graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-Badpi), campus 2, bairro Aleixo. 

Na primeira semana, nos dias 11 e 12 de novembro, serão realizadas aulas teóricas e práticas de campo com foco nos fundamentos ecológicos, métodos de censo e instalação de equipamentos. Já na segunda semana, nos dias 18 e 19 de novembro, as atividades incluem análise dos dados coletados, triagem e identificação dos registros obtidos, e discussão de estudos científicos aplicados à mastofauna amazônica.

Leia também

Curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho abre vagas para Manaus

Pilates gratuito abre 40 vagas na Aparecida; Saiba como se inscrever

Inscrições prorrogadas no processo seletivo para 3 cargos no Sest Senat

Samsung abre seleção para assistente químico em Manaus

Tecnogera abre seleção para cinco cargos em Presidente Figueiredo

Redação 14/10/2025 14/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Alerta de golpe: Amazonprev não envia mensagens ou faz ligações para prova de vida. Golpes contra aposentados: 7 telefones usados em fraudes são identificados no Amazonas
Próximo Artigo Orquestra no palco do Teatro Amazonas, com maestro em destaque. Apresentação musical 'Assim falou Zaratustra'. Com entrada a R$ 10, Teatro Amazonas apresenta “Assim falou Zaratustra” nesta quinta (16)
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.