O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, localizado na zona leste de Manaus, começa a operar, nesta segunda-feira (27), com um novo modelo de atendimento. A unidade, administrada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), passa a adotar o sistema Fast Track, voltado ao atendimento rápido de casos de baixa complexidade.
Com o novo formato, pacientes com sintomas leves serão assistidos em um fluxo diferenciado, em que o médico se desloca até o local onde o paciente está. Já os casos mais graves serão encaminhados diretamente para áreas específicas do hospital, conforme o grau de urgência. O objetivo é reduzir o tempo de espera e otimizar a assistência médica.
O atendimento segue o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional que define a prioridade do paciente de acordo com a gravidade do quadro clínico. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o novo fluxo estabelece tempos máximos para o atendimento de cada categoria de risco.
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima entrega novo pronto atendimento do Hospital Platão Araújo
De acordo com o diretor-geral do hospital, Juliano Botero, o atendimento será conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e equipe administrativa. Cada plantão de 12 horas contará com sete médicos, seis enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem.
O processo de atendimento começa com a retirada de senha no totem de entrada, seguida pelo cadastro e triagem. Conforme a diretora técnica, Michele Oliveira, pacientes classificados com pulseiras azul ou verde, casos de baixa complexidade, serão direcionados ao Fast Track, com tempo médio de resolução de até uma hora. Já os pacientes com pulseiras amarela (urgente) ou laranja (grave) seguirão para áreas específicas, onde o atendimento poderá durar entre 8 e 24 horas, dependendo da necessidade de exames, internação ou cirurgia.
Para implantação do novo modelo, o pronto atendimento passou por reformas estruturais. O espaço agora conta com recepção, salas de triagem, medicação e procedimentos, além de áreas específicas para atendimentos de diferentes níveis de gravidade, posto de enfermagem, farmácia satélite e banheiros.

