Cinco homens, com idades entre 19 e 45 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo durante a segunda fase da Operação Expohuma 2025, deflagrada na quinta-feira (16/10) em Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus. Dois adolescentes também foram apreendidos na ação, sendo encaminhados ao Conselho Tutelar do município.
A operação foi realizada por equipes da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Humaitá, em conjunto com o Departamento de Polícia do Interior (DPI) e com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no bairro Divino Pranto, área identificada nas investigações como ponto de comercialização e armazenamento de entorpecentes.
LEIA TAMBÉM: Polícia procura terceiro suspeito de homicídio em centro de compras em Manaus
De acordo com o delegado Torquato Mozer, as investigações indicaram movimentação relacionada ao tráfico em quatro locais da região. Durante as buscas, foram apreendidas armas de fogo, incluindo uma pistola 9mm e uma arma artesanal calibre .22 , munições, rádios comunicadores, celulares, carregadores de munição, drogas e materiais para preparo e embalagem de entorpecentes. Também foram encontrados R$ 162 em espécie e 10 mil pesos argentinos.
Ainda segundo a Polícia Civil, durante a entrada em uma das residências houve uma tentativa de confronto armado, mas a situação foi contida pelas equipes no local. Os procedimentos seguem na delegacia, e os adolescentes estão à disposição do Juizado da Infância e Juventude.