Manaus ainda contabiliza os estragos provocados pela forte chuva que atingiu a cidade neste domingo (05/10). Na rua Lobo D’Almada, no Centro, vÃdeos compartilhados por moradores mostram carros quase que totalmente submersos, enquanto a água da chuva não consegue escoar pelos bueiros.
Comerciantes das áreas afetadas ainda contabilizam prejuÃzos. Outros registros mostram lojas alagadas e árvores caÃdas em diferentes pontos da cidade. O temporal teve inÃcio por volta das 10h e registrou 49 milÃmetros de precipitação — mais que o dobro do esperado para o perÃodo, que variava entre 10 e 20 milÃmetros, disse a Prefeitura. A situação provocou alagamentos, transbordamentos de bueiros e igarapés, além de quedas de árvores e desabamentos.
No São Jorge, uma feira recém-inaugurada pela prefeitura teve danos no telhado e ganhou uma ‘cachoeira’ durante o temporal.
LEIA TAMBÉM: Vendaval faz telhas voarem durante ‘Domingo Aéreo’
A zona Sul da cidade foi a mais afetada pelo volume de chuva em Manaus, segundo medições da torre meteorológica do bairro Santa Luzia. A prefeitura disse que o bairro São Lázaro concentrou os maiores impactos de alagamento e transbordamento. O caso mais grave ocorreu no bairro Zumbi, onde uma casa desabou. Também foram registradas quedas de árvores no bairro Eldorado e transbordamentos próximos à avenida Magalhães Barata, entre os bairros São Lázaro e Crespo.
A Prefeitura de Manaus informou que equipes da Defesa Civil e de atendimento social estão mobilizadas para atuar nas regiões atingidas. Até o momento, não há registros de feridos ou mortos, apenas danos materiais.