Uma operação de fiscalização realizada no dia 7 de outubro de 2025 resultou na apreensão de 117 quelônios no Parque Nacional do Jaú. A ação foi conduzida por equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os animais foram encontrados durante uma inspeção em uma embarcação que navegava nas proximidades da base fluvial do parque, localizada na área que abrange os municípios de Novo Airão (AM), Barcelos (AM) e Caracaraí (RR). De acordo com os órgãos responsáveis, os quelônios estavam escondidos sob produtos regionais que seriam destinados à comercialização em Novo Airão.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso em Canutama por caça ilegal de mais de 4 toneladas de quelônios
O responsável pelo transporte foi autuado em flagrante, recebeu multa no valor de R$ 585 mil e teve a embarcação apreendida. Os animais passaram por avaliação técnica e, como estavam em boas condições de saúde, foram devolvidos imediatamente ao ambiente natural na própria base do parque.
A ação integra as atividades de monitoramento e combate a crimes ambientais na região, com foco na proteção de espécies da fauna amazônica.