Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Exigências do Ibama travam licença para pavimentação da BR-319, diz DNIT
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Banner Cultura
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Exigências do Ibama travam licença para pavimentação da BR-319, diz DNIT
Cidades

Exigências do Ibama travam licença para pavimentação da BR-319, diz DNIT

Redação
Atualizado em 2025/10/11 at 11:47 AM
Redação 4 horas atrás
Compartilhe
BR-319: Carros atolados em estrada de terra lamacenta, reflexo de problemas com licenças ambientais.
BR-319: Ibama trava licença, e carros sofrem em estrada de terra, conforme DNIT.
Compartilhe

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou nesta quinta-feira (9) que a pavimentação do trecho central da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), continua sem licença de instalação devido a exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o DNIT, o órgão ambiental exige a análise conjunta de todos os documentos e estudos previstos, o que inviabiliza, no momento, o avanço do processo.

A autarquia afirmou que entregou, em junho de 2024, o diagnóstico socioambiental participativo, mas que a avaliação só será concluída quando todos os condicionantes forem protocolados e analisados. Entre os itens pendentes estão protocolos com comunidades indígenas, estudos técnicos adicionais e medidas de governança socioambiental, que envolvem diferentes órgãos do governo federal.

LEIA TAMBÉM: Municípios do sul da BR-319 registram recordes de desmatamento e focos de calor

Apesar de a exigência não estar detalhada formalmente no ofício do Ibama, o DNIT considera que a atual abordagem do órgão impede o andamento do pedido de licença. O departamento informou ainda que mantém tratativas com o Ibama e outros órgãos envolvidos no processo.

Em julho deste ano, o governo federal deu início ao Plano BR-319, que estabelece uma Comissão Interministerial e um Comitê Executivo para tratar da governança ambiental e da Avaliação Ambiental Estratégica da rodovia. O plano será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério dos Transportes e Casa Civil.

O Governo do Amazonas também participa da iniciativa, com foco em ações de proteção ambiental e interlocução com comunidades da região. A expectativa é que o novo modelo de gestão permita destravar o licenciamento, há anos paralisado por entraves técnicos e legais.

Leia também

Operação apreende mais de 3 mil brinquedos irregulares antes do Dia das Crianças no AM

Hospital em Manaus busca familiares de pacientes internados há anos

Guarda Municipal apreende peles e ossadas de animais silvestres em fábrica de Manaus

MPF cria rede para combater venda de mercúrio na internet

Dez UBS’s realizam campanha de vacinação de crianças neste sábado (11); Confira endereços

Termos destaque
Redação 11/10/2025 11/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Polícia Civil em ação, prendendo suspeitos em Manaus. Mais de 50 pais são presos em Manaus por dívida de pensão alimentícia
Próximo Artigo Dois homens em leitos de hospital. Busca por familiares em Manaus. Hospital em Manaus busca familiares de pacientes internados há anos
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.