Entre 03 e 07 de novembro, Presidente Figueiredo receberá o evento “Cultivando Conhecimento: a Ciência por Trás da Criação de Peixes”, para fomentar o conhecimento científico sobre aquicultura, levando ciência e inovação à população de forma acessível, lúdica e interativa. O encontro será realizado no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), naquele município (a 117 quilômetros de Manaus).
Amparado pelo Programa de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital nº 003/2025, o projeto integra a programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, coordenado pela doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Elizabeth Gusmão Affonso, pesquisadora da Coordenação de Tecnologia e Inovação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
“Nossa estratégia é aproveitar o potencial produtivo e acadêmico de Presidente Figueiredo e proporcionar à população práticas sustentáveis sobre aquicultura, novas tendências e inovações tecnológicas para a produção local, com uma linguagem simples e de fácil compreensão”, explicou a coordenadora.
Programação e atividades
A semana contará com uma ampla programação que inclui palestras, oficinas, minicursos e exposições interativas, realizadas no Ifam – Campus Presidente Figueiredo e em outros espaços parceiros, como a Praça da Cultura, o Centro Educacional de Tempo Integral Maria Eva dos Santos, o 2º Colégio Militar Municipal Deisy Lammel Hendges e escolas públicas estaduais e municipais.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais são os modelos de smartphones favoritos dos consumidores em 2025
Entre as ações previstas está a exposição “Tenda da Ciência”, com a exibição de aquários de peixes ornamentais e de criação, sistemas de bioflocos, jogos interativos e atividades educativas para crianças e jovens, bem como amostras de rações e couro de peixes, além de incluir o lançamento da cartilha “Produção de tambaqui e matrinxã em sistema com tecnologia de bioflocos”.
Serão realizadas oficinas práticas, como a de elaboração e avaliação de produtos derivados de tambaqui (peixe salgado, defumado e marinado); minicursos sobre sanidade, nutrição, reprodução e sistemas de criação de peixes; e palestras sobre aquaponia, consumo do pescado, bioflocos e outras temáticas relacionadas à aquicultura sustentável.
Todas as atividades são ofertadas gratuitamente. O evento também terá a exibição da animação “Pepê, o Peixinho Aventureiro”, inspirada na cartilha “Aprendendo e Colorindo Aquicultura na Região Amazônica”, destinada ao público infantil.
Fomento científico
Nos últimos 15 anos, o grupo coordenado por Elizabeth Gusmão tem participado ativamente da SNCT e dos editais POP CT&I/Fapeam, alcançando milhares de pessoas em diferentes municípios do Amazonas.
O projeto procura aproximar jovens do interior das práticas da aquicultura e das riquezas dos ecossistemas aquáticos da região, contribuindo para despertar o interesse pela pesquisa científica, estimular oportunidades profissionais e valorizar o conhecimento local.
POP CT&I
O Programa é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para incentivar e apoiar eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente, no interior do Amazonas.
A iniciativa realiza o financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2025 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.


 
			
 
			 
                                 
                             