A iMin Technology, multinacional de tecnologia fundada em 2018 em Singapura, estuda instalar uma unidade fabril na Zona Franca de Manaus (ZFM). Representantes da empresa se reuniram nesta quinta-feira (16) com dirigentes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para conhecer os incentivos fiscais e as oportunidades industriais oferecidas na região.
A comitiva foi recebida pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, que apresentaram detalhes sobre o Processo Produtivo Básico (PPB) e os benefícios tributários do modelo. Montenegro também citou um estudo técnico da autarquia que compara as vantagens de fabricar aparelhos celulares em Manaus em relação à importação de países como a China.
LEIA TAMBÉM: Collpack anuncia expansão em Manaus com nova planta prevista para 2026
Durante o encontro, os executivos da iMin demonstraram interesse em parcerias com indústrias locais para a produção de equipamentos de automação comercial, como maquininhas de pagamento e totens inteligentes voltados a soluções de ponto de venda (PDV). A instalação da planta, caso confirmada, representaria a terceira fábrica da empresa, que já possui unidades na China e na Malásia.
Participaram da reunião o CEO Aimin Hu, o cofundador e sócio global Richard Hu, o gerente regional de vendas Alexandre Nóbrega Neto, o diretor de Vendas da América Latina Matias Sanches Ordoñes e o consultor Alvaro Usui.
Segundo Bosco Saraiva, o projeto reforça a diversificação produtiva e tecnológica do Polo Industrial de Manaus e abre espaço para novas cadeias de valor. “A Zona Franca de Manaus foi idealizada para atender o mercado interno. É, entretanto, um caminho natural a ampliação de mercados para outros países”, afirmou o superintendente.