No domingo, 2 de novembro, feriado do Dia dos Finados, o transporte coletivo e o trânsito de Manaus contarão com um esquema especial para atender ao aumento de visitantes nos cemitérios da cidade. De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 170 ônibus estarão em operação em diferentes zonas da capital, com reforço concentrado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no Tarumã, zona Oeste.
O local receberá 15 veículos extras e duas linhas especiais: 500 (Novo Israel/Cemitério Tarumã) e 901 (T4-T5/Av. Coronel Teixeira/Cemitério Tarumã/Terminal Tapajós). Linhas regulares, como as 542 e 678, terão desvios temporários após a rotatória da Ponta Negra, passando pela avenida do Turismo antes de retomarem o trajeto normal.
LEIA TAMBÉM: Veja o horário do comércio no feriado do Dia dos Finados (02)
Outros cemitérios também terão reforço na frota. O Santa Helena, no bairro São Raimundo, contará com nove linhas adicionais; o São Francisco, no Morro da Liberdade, terá seis; e o Santo Alberto, na Colônia Antônio Aleixo, será atendido pelas linhas 085 e 604. No terminal do conjunto Augusto Montenegro, as linhas 010, 211 e 219 circularão com frota de sábado para atender ao aumento da demanda.
Cerca de 200 agentes de trânsito estarão distribuídos nos principais pontos de visitação para organizar o tráfego e orientar motoristas. Estão previstas interdições e desvios em vias como a rua Maceió, nas proximidades do cemitério São João Batista, e na avenida Coronel Pedro de Souza, no entorno do cemitério São Francisco. No Tarumã, os retornos em frente ao cemitério serão bloqueados, e o fluxo na avenida do Turismo será monitorado para garantir melhor fluidez no trânsito durante o feriado.

