Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo David não quer bancar retirada dos flutuantes do Taruma-Açu
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > David não quer bancar retirada dos flutuantes do Taruma-Açu
Cidades

David não quer bancar retirada dos flutuantes do Taruma-Açu

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/10/31 at 4:41 PM
Tabajara Moreno 5 meses atrás
Compartilhe
Elaboração do plano foi determinada na manhã de segunda-feira, em audiência conduzida pela juíza Etelvina Braga, que está respondendo pela Vara do Meio Ambiente.
Compartilhe

Um dos problemas jurídicos mais complexos dos últimos anos, a retirada dos quase mil flutuantes da bacia do rio Tarumã-Açu, na região Oeste de Manaus, ganhou um novo capítulo com a decisão judicial que obriga a Prefeitura de Manaus a bancar sozinha os custos da operação de “limpeza”.

O prefeito David Almeida (Avante) não gostou de receber essa nova missão do Judiciário e, nesta sexta-feira (31), defendeu que os custos para a retirada dos flutuantes do rio Tarumã-Açu sejam compartilhados entre a União, o estado do Amazonas e o município.

Segundo Almeida, a medida representa um “ônus indevido” para o município e desrespeita o pacto federativo, ao ignorar as competências constitucionais de cada ente.

O prefeito destacou ainda que a Constituição não atribui aos municípios a gestão de rios. “Eu não posso legalmente nem adentrar a igarapé, quanto mais a um rio, como agente público”, afirmou.

Almeida acrescentou que a concessão de licenças e a fiscalização das estruturas flutuantes são responsabilidades de outros órgãos. “Quem dá a licença é o Ipaam, o estado. Quem fiscaliza é a Marinha, o governo federal. Mas, a decisão diz que é o município que tem que tirar [os flutuantes]”, disse.

O prefeito sugeriu que o Judiciário estabeleça uma divisão proporcional das responsabilidades e despesas. “Nós estamos propondo que o juiz determine responsabilidades para cada ente, porque o ônus cai todo para o município, que não tem nada a ver”, declarou.

Apesar das críticas à decisão judicial, Almeida reforçou que a prefeitura não se recusa a cumprir a determinação, mas busca equilíbrio entre as diferentes esferas de governo.

Leia também

Preservação da água ganha destaque em projeto educacional em Manaus

Você conhece? Hospital João Lúcio procura família de homem atropelado por moto

Justiça abre conciliação em processos de acidentes, doenças ocupacionais e assédio

Centro de Treinamento Midea Carrier é inaugurado em Manaus

Justiça suspende retirada de flutuantes no Tarumã-Açu em Manaus

Termos decisão judicial, Flutuantes do Tarumã
Tabajara Moreno 31/10/2025 31/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Congresso Pan-Amazônico de Oncologia entra na reta final de inscrições Congresso Pan-Amazônico de Oncologia entra na reta final de inscrições
Próximo Artigo Onça-pintada resgatada no Rio Negro conclui reabilitação e será devolvida à natureza Onça-pintada resgatada no Rio Negro conclui reabilitação e será devolvida à natureza
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.