No dia 30 de outubro, a floresta vai falar. Suas histórias ganharão vida na tela com o projeto “Cine Mitos da Amazônia” que realiza sua ação cultural na Escola Municipal Francisca Almeida de Oliveira, na comunidade Serra Baixa, zona rural no município de Iranduba. Além dos moradores da Serra Baixa, o projeto reunirá também crianças das comunidades da Portelinha e Açutuba, em um dia de imersão artística, educativa e poética.
O projeto é uma iniciativa itinerante que une cinema, arte e cultura amazônica, levando a escolas e comunidades ribeirinhas a força simbólica dos mitos e saberes da floresta. Durante o evento, as crianças participarão de sessões de curtas animados inspirados em lendas amazônicas, rodas de conversa e visitas à exposição cultural “Encantos da Floresta”, que apresenta objetos indígenas, imagens das comunidades e uma instalação interativa intitulada “A Floresta que Desenha”.
LEIA TAMBÉM: Teatro Amazonas recebe ‘O Rei do Show’ na próxima semana
Idealizado pela artista Narda Telles, que coordena o projeto, o “Cine Mitos da Amazônia” nasceu do desejo de unir o cinema à voz da floresta.
“Cada mito que exibimos é uma forma de manter viva a memória dos nossos povos e de inspirar as crianças a verem a Amazônia com encantamento e responsabilidade. É arte, é educação e é também um gesto de amor pelo que somos”, afirmou Narda.
No dia 30 de outubro serão realizadas três sessões do “Cine Mitos da Amazônia”. A primeira sessão será para os alunos da Serra Baixa (1º e 2º anos); Em seguida a sessão será para os alunos da Portelinha (3º e 4º anos); e por fim, a terceira sessão para os alunos de Açutuba (5º e 6º anos).
Após as sessões de cinema, os grupos seguirão para a “Área de Atividades Escolares”, onde Mara Pachêco conduzirá a roda de conversa sobre o tema “O que os mitos ainda nos ensinam hoje?”.
Em seguida, os alunos visitarão a Exposição Cultural – “Encantos da Floresta”, com visita guiada de Arnoldo Chaves, responsável também pela montagem e curadoria do espaço.


