‘A Porcaria Boteco’, a primeira casa especializada no preparo de comidas à base de carne de porco da capital amazonense, participa entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, da 6ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA). A ideia é levar para a praça de alimentação do evento os principais destaques do cardápio do espaço, criando um local diferenciado para os amantes da carne suína.
‘Porco no Tucupi’; ‘Mixira de Porco’ no balde; ‘Sanduíche de pernil, com queijo do reino’; e ‘Torresminho’ no copo fazem parte da lista de iguarias gastronômicas que estarão disponíveis no cardápio do estande montado pelo restaurante. Além dos itens do cardápio serão disponibilizados para venda, bonés personalizados e a recém-lançada sacolatérmica reutilizável.
LEIA TAMBÉM: Mostra “É Cinema Brasileiro” chega ao Cine Carmem Miranda
O estande, de acordo com o gestor do estabelecimento, Jean Fabrízio, foi preparado para oferecer a mesma proposta de servir uma comida saborosa e de qualidade, igualmente à da estrutura do ponto físico, aproveitando o ambiente em que circularam milhares de pessoas que buscam conhecer novidades da cozinha amazônica. “É uma oportunidade de mostrarmos os nossos produtos para quem ainda não conhece. E ainda de apresentar com o nosso cardápio a versatilidade que a carne de porco possui, sem esquecer de falar do sabor, da textura e até mesmo dos benefícios para a saúde através do seu consumo”, comenta Jean Fabrízio.
Para ele, a grandiosidade da feira sócolabora para o fortalecimento da gastronomia na região. “É a fusão de conhecimentos gastronômicos, onde existe a participação de chefs internacionais renomados que farão a cozinha show, lançamentos de novos produtos, geração de networking, negócios e muita novidade tanto para os empresários do segmento quanto para os visitantes. Nosso intuito é ampliar ainda mais o nome do ‘A Porcaria Boteco’ e, consequentemente, aumentar o consumo da carne de porco”, assinala o empresário.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o volume de consumo de carne de porco tem superado seu crescimento em relação ao das proteínas concorrentes nos últimos anos. Segundo a associação, entre 2015 e 2025, o consumo per capita de carne suína cresceu 33,4%, atingindo 19,3 quilos. Paralelamente a esse crescimento, o consumo per capita de carne bovina caiu 6,6%, e o de carne de frango, 2,9%, para 29,7 quilos e 43,9 quilos, respectivamente, o que representa um indicativo de que a carne suína tem potencial para crescer ainda mais no país.