O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, revelou que pretende deixar o comando do Polo Industrial de Manaus (PIM) em março de 2026 para cuidar da campanha dele a deputado estadual no Amazonas. Antes, ele vai se filiar ao PSD, partido do pré-candidato ao Governo do Estado, Omar Aziz.
Em conversa com o Segundo a Segundo, ele fez um balanço positivo das ações da Suframa desde que assumiu o posto, em fevereiro de 2023. Ele lembrou, por exemplo, que o número de empregos estava na faixa de 110 mil e que neste ano a média mensal foi de 132 mil.
“Aumentou a automação, mas aumentamos mais de 20 mil vagas de empregos formais. O faturamento também aumentou bastante e deveremos fechar o ano com um crescimento acima de 10%”, afirmou Saraiva.
LEIA TAMBÉM: Começa período de adesão ao Refis da Sefaz no Amazonas
A carreira de Bosco Saraiva na vida pública do Amazonas começou como vereador em Manaus. Ele ocupou ainda por três mandatos o cargo de presidente da Câmara Municipal de Manaus. Ele ainda foi deputado estadual e deputado federal. Foi também vice-governador do Amazonas entre 2017 e 2018, quando Amazonino Mendes foi governador tampão.
Na Câmara Federal, Bosco Saraiva presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, com destaque para a ação tomada pelo partido dele no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do então ministro da Fazenda do governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, de zerar a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que inviabilizaria as empresas da Zona Franca de Manaus.