Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Aumento de 100% dos salários de vereadores é contestado em Manacapuru
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Aumento de 100% dos salários de vereadores é contestado em Manacapuru
Política

Aumento de 100% dos salários de vereadores é contestado em Manacapuru

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/10/22 at 3:28 PM
Tabajara Moreno 3 horas atrás
Compartilhe
Compartilhe

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) emitiu parecer favorável a Ação Popular que pede a suspensão do aumento de remuneração aos vereadores de Manacapuru, na legislatura 2025/2028, de R$ 7.800 para R$ 16 mil — reajuste superior a 100%. O documento questiona a legalidade da Lei nº 1.631/2024, que estabeleceu o novo subsídio.

De acordo com a 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru, a Lei nº 1.631/2024 descumpre o artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que proíbe o aumento de despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato. O parecer destaca, ainda, que o aumento do subsídio dos vereadores pode causar lesão ao erário público.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza, é favorável à concessão de tutela de urgência para a suspensão do reajuste de remuneração dos vereadores de Manacapuru, bem como à declaração de nulidade da Lei nº 1.631/2024.

O parecer está agora sob análise da Justiça.

A ação popular é um instrumento cabível para questionar a legalidade de leis de efeitos concretos, como a Lei nº 1.631/2024, estando prevista no artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal — que dispõe que qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público.

Leia também

Focado nas entregas, Wilson Lima ganha fôlego nas pesquisas

Boletim médico aponta melhora do quadro de saúde de Jarlem CB

Paulo Tyrone propõe programa para capacitar pessoas com TEA para o mercado de trabalho

IPVA e mais reduções: ALEAM aprova pacote de bondades fiscais de Wilson Lima

Petróleo na foz do Amazonas pode, mas e a BR-319?

Termos Câmara Municipal de Manacapuru
Tabajara Moreno 22/10/2025 22/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Fachada do CETAM em Manaus, com design moderno e lixeiras coloridas. Cetam prorroga inscrições para os cursos EaD até 29 de outubro
Próximo Artigo Fachada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro. IFAM anuncia concurso com 144 vagas para professor em 14 cidades do Amazonas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.