Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Anvisa proíbe uso de substâncias em esmaltação em gel por risco à saúde
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > Anvisa proíbe uso de substâncias em esmaltação em gel por risco à saúde
Saúde

Anvisa proíbe uso de substâncias em esmaltação em gel por risco à saúde

Redação
Atualizado em 2025/10/31 at 8:09 AM
Redação 2 meses atrás
Compartilhe
Anvisa proíbe uso de substâncias em esmaltação em gel por risco à saúde
Foto: Reprodução Internet
Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (29), a proibição do uso de duas substâncias químicas presentes em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A decisão afeta especialmente itens utilizados em esmaltação em gel e unhas artificiais.

As substâncias proibidas são o TPO (óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também identificado como dimetiltolilamina (DMTA). De acordo com estudos citados pela Anvisa, o DMPT é considerado potencialmente cancerígeno em humanos, enquanto o TPO apresenta toxicidade reprodutiva e pode comprometer a fertilidade.

LEIA TAMBÉM: Anvisa recolhe remédio para hipertensão que pode ter caco de vidro

Esses compostos são usados em produtos que exigem exposição à luz ultravioleta (UV) ou LED para a fixação do esmalte. A resolução da agência tem como objetivo proteger tanto consumidores quanto profissionais de salões de beleza que manuseiam esses materiais com frequência.

Com a nova determinação, o Brasil adota parâmetros semelhantes aos da União Europeia, que já havia restringido o uso dessas substâncias em cosméticos. A medida impede a fabricação, importação e comercialização de produtos que contenham TPO ou DMPT.

Segundo a diretora da Anvisa e relatora da proposta, Daniela Marreco, a decisão tem caráter preventivo e busca evitar riscos desnecessários à população. A resolução determina a retirada dos produtos do mercado, com prazo de 90 dias para que as empresas encerrem as vendas e realizem o recolhimento dos itens ainda disponíveis.

Leia também

Mercado brasileiro poderá receber genéricos de Ozempic em 2026

Especialistas explicam efeitos do álcool no fígado durante as festas de fim de ano

Menopausa no fim do ano: dicas para aproveitar as celebrações sem piorar os sintomas

Metas para o novo ano: terapias hormonais auxiliam controle de peso e bem-estar feminino

Campanha Dezembro Vermelho alerta para alta de ISTs no Amazonas

Termos destaque
Redação 31/10/2025 31/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Greve de ônibus em Manaus é cancelada Estudo aponta necessidade de quatro linhas de BRTs em Manaus
Próximo Artigo Manaus registra forte chuva e Defesa Civil faz alerta para tempestades no interior do AM Manaus registra forte chuva e Defesa Civil faz alerta para tempestades no interior do AM
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.